JUCESC pretende priorizar o funcionamento do Regin em SC

Data: 27 de junho de 2013

Diretoria do Sescon GF em reunião com o Presidente da JUCESC nesta quarta-feira (26).

Walmor Mafra, Luiz Antônio Alaniz, Fabricio Oliveira e Fernando Baldissera.

A Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (JUCESC) está com projeto piloto em andamento na Capital para obter celeridade nos procedimentos que chegam de todas as partes do Estado. Esta foi a afirmação do Presidente Fabricio Oliveira em reunião com a equipe do Sescon Grande Florianópolis, nesta quarta-feira (26). Estavam presentes: Fernando Baldissera – Presidente do Sescon GF, Luiz Antônio Alaniz e Walmor Mafra – Diretores do Sescon GF, Fabricio Oliveira – Presidente da JUCESC e Deoclesio Beckhauser – Diretor de Registro Mercantil da JUCESC.

Através do Sescon, os empresários contábeis solicitam um novo modelo de atendimento e de processamento de dados. Segundo líderes do Sescon há casos que um escritório contábil chega a esperar mais de 30 dias para receber o deferimento de um processo. “Um caso específico é a abertura de uma mercearia, por exemplo, que dentro dos trâmites a Prefeitura de Florianópolis chega a exigir fiscalização da Floram”, exemplifica Walmor Mafra. Neste caso o presidente da JUCESC também salientou que 80% das novas empresas formalizadas são de complexidade de risco baixíssimo, não havendo necessidade de tanta burocracia. “Nossa intenção, dentro deste entrave é buscar, através do REGIN, a unificação dos procedimentos, integrando Bombeiros, Vigilância Sanitária e Prefeitura. Dentro desta iniciativa, também, pretendemos criar um escritório da Junta Comercial dentro da Prefeitura. Já obtivemos o aval do Prefeito César Souza Júnior, aguardando apenas os entraves na legislação para inaugurar este novo escritório”, ressaltou Fabricio.

A boa notícia vai para o município de Tijucas. Por socilitação dos contabilistas daquela região, o Sescon levou o pedido de criação de um escritório base da JUCESC para ampliar os atendimentos no município. Imediatamente o presidente Fabricio Oliveira solicitou ao Sescon que agende uma reunião na próxima semana com o prefeito Valério Tomazi, para que definam a criação desta base.

REGIN

O sistema REGIN está em sua oitava versão. Em Florianópolis ainda é usada a primeira. Fabricio Oliveira comunicou aos diretores do Sescon que abrirá uma Comissão de Sindicância sobre o REGIN, para, então, diagnosticar problemas pontuais para que o sistema seja efetivamente ágil aos profissionais que buscam a formalização de seus clientes. “Nosso sistema tem falhas. Estamos levantando todas as informações neste momento para levar boas notícias em breve aos contadores”, concluiu Fabricio.

O Diretor de Registro Mercantil da JUCESC, Deoclesio Beckhauser, também concordou que o REGIN atual é um re-trabalho aos contadores, dizendo que o sistema integra tudo, menos à Junta Comercial.

Atendimentos

Os atendimentos telefônicos também serão restabelecidos, após a criação de um sistema que beneficie todo o Estado. Atualmente há uma forte negativa para este serviço da Junta Comercial. Há reclamações de contabilistas que ligam e não são atendidos, ou quando as ligações não são completadas. O presidente informou que há um conflito nas linhas telefônicas e que serão readequadas o mais breve possível.

Deoclesio ressaltou que uma boa parte dos contatos telefônicos podem ser otimizados. “Nossos atendimentos via telefone, com certa frequência, são para responder às perguntas que estão em nosso site, no FAQs (Perguntas Frequentes). Peço que os contadores leiam esta listagem para que não haja dúvidas da ordem de Capital Social, Espólio, Foro e Fecho, entre outras”.

Outra informação que muitos contadores desconhecem é que agora os Vogais têm horários definidos para atendimento (lista abaixo), inclusive o contato de todos e a escala de trabalho estão, também, no site na Junta Comercial. “Então, todas as informações necessárias estão em nosso portal. Basta o contador se informar por lá, e caso haja alguma dúvida pontual ligue imediatamente em nosso plantão telefônico (telefones úteis abaixo), concluiu Deoclesio.

ESCALA DE VOGAIS

SILVIA BEATRIZ RIZZIERI DE LUCA – UNIÃO - Telefone 48-91071137

REGINA CELI REIS ALMEIDA – ACATS - Telefone 48-8414 3639 ou 48-99720377

OSMAR MULLER – FACISC - Telefone 48-9971 0022

CONTATOS ÚTEIS DA JUCESC:

Diretor de Registro Mercantil – Deoclesio Beckhauser

deoclesio@jucesc.sc.gov.br

Gerente de Registro, Cadastro e Arquivo – Juliana Lazzaris

juliana@jucesc.sc.gov.br

Certidões de Inteiro Teor e Específica

(48) 3212-5504 – certidoes@jucesc.sc.gov.br

Período matutino. A certidão simplificada depois do pagamento compensado é liberada em até 1 hora, disponibilizada no site da JUCESC em “Consulta Processos”.

Viabilidade

(48) 3212-5561 – viabilidade@jucesc.sc.gov.br

Periodo matutino. Responde dúvidas sobre análise de viabilidade.

Suporte REGIN

(48) 3212-5539 – priscilaregin@jucesc.sc.gov.br

Período verpertino. Responde acerca das viabilidades não finalizadas ou com erro de sistema.

Inclusão de endereços no REGIN

(48) 3212-5565 – suporteregin@jucesc.sc.gov.br

Período vespertino. Enviar comprovante de endereço.

Certidões MEI

Não estão sendo fornecidas por que o DNRC não está atualizando o banco de dados da JUCESC, conforme Ofício Circular nº 35/2013/SCS/DNRC/GAB, de 8 de fevereiro de 2013, previsto na página inicial da JUCESC, sem previsão de volta.

Atualização de cadastro

(48) 3212-5504

Período vespertino. Atualiza cadastros de empresas desatualizadas . CNAE’s e outros dados.

Plenário

(48) 3212-5511

Período integral. Responde dúvidas sobre exigências – Identificar o vogal que analisou na capa do processo, telefones e e-mails na página da JUCESC em: Institucional – Estrutura Administrativa.

Assessoria Técnica

(48) 3212-5518

Período vespertino

Responde dúvidas sobre exigências – Identificar o analista que analisou na capa do processo.