Encerramento do 11º Ececon com palestras sobre panorama da profissão

Data: 5 de julho de 2013

O segundo e último dia do 11º Ececon teve duas palestras que mostraram o panorama da profissão no cenário atual brasileiro. A professora  e conselheira do CRCSC Marisa Luciana Scwhabe de Morais, mestre em Engenharia da Produção pela UFSC e coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Itajaí, abordou o tema “Responsabilidade Socioambiental”.

Ao discorrer sobre a fundamentação teórica dessa área, Marisa mostrou as várias dimensões que podem ser trabalhadas e os desafios que ainda se enfrenta para aplicar algumas iniciativas de responsabilidade social, ambiental, econômica, espacial, cultural ou política.  “Ter ações de responsabilidade socioambientais nos negócios é uma vantagem competitiva e isso já é percebido em vários mercados, incluindo o Brasil”, disse ela.

Como a Contabilidade é uma ciência social aplicada e lida com a informação, os profissionais podem contribuir muito para o desenvolvimento da responsabilidade social em vários ambientes, sejam públicos ou privados, ou mesmo no terceiro setor. A palestrante mostrou exemplos de projetos sociais que estão dando certo, além de destacar que a publicação de Balanços Socioambientais podem tornar-se obrigatórios no país, assim como já é em Portugal, na Bélgica e na França. O CRCSC foi o primeiro Conselho do país a fazer um Balanço, o CFC fez o seu primeiro em 2005 e nesse ano todos os CRCs publicaram os Balanços. “Essa evolução mostra um novo mercado de trabalho para os profissionais da Contabilidade”, ressaltou ela aos estudantes.

A segunda palestra foi de Eduardo Pocetti, presidente do IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil), sócio da KPMG Auditores Independentes e com 30 anos de experiência em empresas de auditoria. Ele reiterou que o profissional da Contabilidade passa a ser estratégico nas organizações e por isso esse é o melhor momento para quem está na universidade.

Além disso, Pocetti apresentou a campanha “2013: Ano da Contabilidade no Brasil”, que tem como objetivo mostrar a verdadeira imagem que o profissional deve ter na sociedade: atualizado, informatizado e capacitado. “O sucesso de qualquer empresa depende da atuação de um profissional da Contabilidade”, destacou ele. A campanha é nacional e será difundida em vários meios de comunicação, contando com a colaboração de todos com ideias, iniciativas e sugestões de atividades.

EXECUTIVA – No final do evento, a Executiva Estadual dos Estudantes de Ciências Contábeis de Santa Catarina apresentou sua nova diretoria, eleita durante a realização do 1º CONSELHO ESTADUAL DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE SANTA CATARINA – COECIC-SC, que ocorreu paralelo ao 11º Ececon.  A Executiva pretende fortalecer o movimento estudantil contábil e reivindicar a qualidade no ensino em todo o Estado.