Seminário do Cilea é aberto em Balenário Camboriú

Data: 20 de julho de 2011

\"\"Profissionais da contabilidade do Brasil e exterior participam nesta quinta e sexta-feira, em Balneário Camboriú, do XXIII Seminário Internacional dos Países Latinos e Europa – América (Cilea). A abertura do evento, que acontece no Hotel Mercure, contou com a presença dos presidentes do Comitê de Integração Latino Europa - América (Cilea), Norberto Barbieri, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Juarez Domingues Carneiro, da Ordem dos Técnicos de Contas de Portugal (OTOC), Antônio Domingues de Azevedo, e do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Sergio Faraco, bem como do vice-presidente do Cilea no Brasil, José Maria Martins Mendes, dos presidentes de CRCs de vários Estados e lideranças contábeis catarinenses e de outras regiões do país.
\"\"
“Ingressamos em uma nova etapa, com as normas internacionais de contabilidade, que demandam um profissional com uma visão cada vez mais multidisciplinar”, destacou em seu discurso o presidente do Cilea. Norberto Barbieri enfatizou que o organismo que preside – nascido há 14 anos – tem como ideal encontrar caminhos convergentes para harmonizar pautas de ações comuns dentro de um cenário globalizado. Para ele, o exercício do profissional da contabilidade está, mais do que nunca, ligado ao desenvolvimento das médias e pequenas empresas.

\"\"Os impactos das mudanças na área contábil também foram destacados no pronunciamento do presidente do CFC. Lembrando que o tema do encontro é “As normas contábeis internacionais como instrumento de proteção do patrimônio dos agentes econômicos”, Juarez Domingues Carneiro observou que o padrão IFRS, a implantação do XBRL, o Sped impõem uma nova forma de trabalhar para a classe contábil. Para ele, há três grandes desafios: acompanhar esse processo, no que se refere à capacitação, ocupar os espaços institucionais,  em organismos como o Cilea e, recentemente, o Glenif (Grupo Latinoamericano de Normatizadores Contábeis), e – por fim – mudar o perfil do profissional da contabilidade. “Ele precisa perceber que a contabilidade não será mais a profissão do futuro, pois tudo que vislumbrávamos para o futuro já é presente. Hoje a Contabilidade é uma das profissões mais demandadas e valorizadas do mundo”, disse.

Já o presidente do CRCSC, Sergio Faraco, afirmou que Santa Catarina se sentia extremamente honrada por sediar um evento do porte do Seminário do Cilea, que pela quinta vez é promovido no Brasil. “Temos certeza que os debates travados nesses dois dias serão fundamentais para o processo de crescimento da profissão nos países de língua latina”, declarou.
\"\"
Após a abertura, o ex-secretário executivo do Ministério da Fazenda e ex-ministro da Previdência Nelson Machado, que integra o Grupo de Estudo das Normas Brasileiras de Contabilidade Técnica do Setor Público, ministrou a palestra "Sistema de Custos do Setor Público: a Experiência Brasileira".

Doutor em Contabilidade Pública, ele explicou o modelo de informação de custos para o setor público adotado pela União, num processo que começou em 2008 e foi finalizado só no ano passado. ”Ele vai permitir comparar valores, servindo de parâmetro para saber se as ações estão sendo eficientes”, disse. “Sem sistema de custos, não dá para fazer uma gestão adequada e de qualiddade.”

Nelson Machado espera que, paulatinamente, os Estados também adotem sistemas de custos, a exemplo da União. “O objetivo maior de um sistema é fornecer informações ao gestor público para a tomada de decisão”, enfatizou.

Fonte: Márcia Quartiero - Assessoria de Comunicação CRCSC (texto) e Ike Bottega (fotos)