Inscrições para o Exame de Suficiência começam nesta segunda-feira

Data: 1 de agosto de 2011

Abrem nesta segunda-feira, dia 1º, as inscrições para a 2ª edição deste ano do Exame de Suficiência da área contábil. A aprovação é requisito obrigatório para que formados em Ciências Contabilidade e em cursos de técnico em Contabilidade possam requerer o seu registro no Conselho Regional de Contabilidade e exercer a profissão.

As inscrições, no valor de R$ 100,00, podem ser feitas até 31 de agosto clicando http://www.cfc.org.br/sisweb/exame/inscricao/

As provas acontecem dia 25 de setembro em todo o país,das 8h30min às 12h30min. De acordo com o Edital Exame de Suficiência n.º 01/2011 , publicado pelo Conselho Federal de Contabilidade no dia  22 de junho, no Diário Oficial da União (DOU), as provas para bacharéis e técnicos serão compostas, cada uma, de 50 questões objetivas, abrangendo as seguintes áreas:

Para técnicos em contabilidade: Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Noções de Direito; Matemática Financeira; Legislação e Ética Profissional; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; e Língua Portuguesa Aplicada.

Para bacharéis em Ciências Contábeis: Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Contabilidade Gerencial; Noções de Direito; Matemática Financeira e Estatística; Teoria da Contabilidade; Legislação e Ética Profissional; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; Auditoria Contábil; Perícia Contábil; Controladoria; e Língua Portuguesa Aplicada.

Confira o detalhamento do conteúdo programático

Da mesma forma que na primeira edição de 2011 do Exame, realizada no dia 27 de março, somente poderão se inscrever nesta segunda edição os candidatos que tenham efetivamente concluído - ou que venham a concluir até a data do Exame - o curso de Bacharelado em Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade.

Fonte: Assessoria de comunicação CRCSC