Deputados aprovam mudanças no Simples Nacional

Data: 1 de agosto de 2011

A Câmara dos Deputados aprovou, neste quarta-feira, o Projeto de Lei Complementar nº 87/2011 (proposta enviada pela presidente Dilma e apensada ao PLP 591/2010), que faz ajustes na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. O texto foi aprovado por unanimidade (316 votos) e agora segue para votação no Senado Federal.

Entre as principais mudanças está o reajuste em 50% das tabelas de enquadramento das empresas no Simples que valerá a partir de 1º de janeiro de 2012. Os tetos passarão de R$ 36 mil para R$ 60 mil, no caso do empreendedor individual, de R$ 240 mil para R$ 360 às micro empresas e de R$ 2,4 milhões para R$ 3,6 milhões às empresas de pequeno porte.

Outra medida é o parcelamento da dívida tributária para os empreendedores que estão enquadrados no Simples Nacional, o que até agora não era permitido. O prazo de pagamento será de até 60 meses.

Quanto a exclusão de empresas cuja receita bruta ultrapassem os limites estabelecidos, o projeto cria uma transição, já que os valores serão aumentados em 2012. A empresa de pequeno porte que tiver obtido receita bruta total em 2011 entre R$ 2,4 milhões (limite atual) e R$ 3,6 milhões (novo limite) poderá continuar no Simples Nacional no próximo ano.\"\"

CRCSC - A mudança é fruto de um trabalho desenvolvido por várias entidades empresariais e contábeis do país. Um exemplo dessa mobilização aconteceu no dia 6 de maio, quando o deputado federal Jorginho Mello, membro da Comissão de Constituição e Justiça na Câmara Federal, junto com o CRCSC e o Sebrae/SC realizou – na sede do conselho, em Florianópolis – uma audiência para discutir as alterações no Projeto de Lei Complementar n° 591/2010.

Na oportunidade o presidente do CRCSC, Sergio Faraco, conclamou todas as entidades a se unirem pela aprovação das mudanças, observando que elas eram imprescindíveis para o desenvolvimento do Estado e do país, já que 98% das empresas constituídas em Santa Catarina são de pequeno porte (MPEs), empregando quase 70% da mão de obra ativa.

Exportação - Outro aspecto que está contido no PLP aprovado é o estímulo as exportações das micro e pequenas empresas. O limite máximo para continuar no Simples Nacional (R$ 3,6 milhões ao ano) será aplicado para as receitas de venda no Brasil e adicionalmente para as vendas ao exterior. A vigência será também a partir de 1º de janeiro de 2012.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fenacon e do CRCSC