Confira como foi o encontro dos coordenadores de Cursos de Ciências Contábeis

Data: 19 de setembro de 2011

\"\"Professores de 13 Instituições de Ensino Superior (IES) de Santa Catarina participaram, na sexta-feira passada, do 4º Encontro Catarinense dos Coordenadores de Cursos de Ciências Contábeis, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), no auditório da entidade, em Florianópolis. Durante todo o dia foram debatidos temas que influenciam diretamente a atividade acadêmica, com destaque para o Exame de Suficiência. Ao final, os participantes aprovaram a Carta de Florianópolis, que será enviada ao Conselho Federal de Contabilidade, com várias sugestões voltadas a aprimorar o Exame de Suficiência, um instrumento que consideram fundamental para a melhoria da qualidade de ensino.

Conforme o conselheiro do CRCSC e professor da Unisul, Édio Silveira, as propostas abrangem desde a participação dos professores na elaboração das questões até mecanismos que permitam às instituições terem informações detalhadas sobre o seu desempenho por área e índice de aprovação, para que possam sanar as deficiências e, dessa forma, formar profissionais mais bem-preparados para o mercado de trabalho.

Na avaliação da vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSC, Marisa Schwabe de Morais, o encontro foi bastante positivo e fortaleceu o intercâmbio existente entre as instituições.

\"\"
A programação foi bastante intensa. Na parte da manhã, aconteceu a apresentação do programa do Voluntariado da Classe Contábil, pela professora Rúbia Albers Magalhães, e de dois “cases” bem-sucedidos: Cultura Contábil Familiar, pela equipe de professores da UFSC, e o Centro de Práticas Contábeis, pelos docentes da Unesc (foto).

A maior parte da manhã, porém, foi dedicada ao debate do Exame de Suficiência com a presença do professor da PUC, de Minas Gerais, Oscar Lopes da Silva, que integra a Comissão de Exame de Suficiência do CFC. De acordo com ele, as provas têm como principal objetivo averiguar se o formando possui o percentual mínimo de conhecimento necessário para exercer a profissão.

\"\"

O professor também revelou que  de 2000 a 2004 - quando aconteceram 10 edições do Exame de Suficiência, envolvendo mais de 150 mil inscritos -, foram detectados vários reflexos positivos. “Verificou-se uma busca maior pelo estudo da ética e das normas brasileira de contabilidade, a tal ponto que, para suprir a necessidade, o Conselho Federal de Contabilidade publicou e distribuiu 380 mil livros sobre esses dois assuntos”, relatou. Outro reflexo foi a atualização dos conteúdos ministrados nos cursos de Ciências Contábeis e uma maior participação – tanto dos estudantes como dos professores -  nos eventos promovidos pelo CFC e pelos CRCs.

\"\"

Na parte da tarde, o encontro contou com uma apresentação sobre a Revista Catarinense da Ciência Contábil, pelo professor Luiz Felipe Ferreira, coordenador científico da publicação, editada pelo CRCSC. Na sequência, aconteceram dois painéis: “A educação que encanta e transforma a vidas”, pela professora Ângela Dornas, e “Pós-graduação em Contabilidade e a (I) Relevância da Pesquisa”, pelo professor da UFSC José Alonso Borba, orientador do Mestrado da UFSC.

Fonte: Márcia Quartiero – Assessoria de Comunicação CRCSC