Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Contesc reafirma força da classe contábil


Data: 20 de outubro de 2011
Fotos:
Créditos:


Uma demonstração da força, união e representatividade da classe contábil catarinense. Assim pode ser descrita a abertura da XXVII Convenção da Contabilidade do Estado de Santa Catarinense (Contesc),  realizada nesta quarta-feira, que lotou o auditório no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. O ponto alto da cerimônia foi a montagem de um grande mapa de Santa Catarina, pelos dirigentes dos 22 Sindicatos (Sindiconts) que integram a Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc). O gesto reforçou o compromisso das entidades contábeis em trabalhar juntas na busca da valorização da classe contábil.
Participaram da cerimônia, as principais lideranças da contabilidade brasileira, a exemplo do presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Juarez Domingues Carneiro, bem como representantes das classes política e empresarial. “Olhando para esse auditório lotado, podemos dimensionar o crescimento de nossa profissão no decorrer das últimas três décadas. Desde 1977, quando foi realizada a primeira Convenção, no município de Brusque, a classe contábil ampliou o seu espaço na sociedade, ganhando cada vez mais voz nas decisões que afetam as organizações e a economia do país”, afirmou o presidente da Fecontesc, Rodolfo Grosskopf.
Para o presidente do CRCSC, contador Sergio Faraco, os três dias de Contesc se constitui em uma oportunidade única para o desenvolvimento profissional e para a troca de experiências.  Ele aproveitou para comunicar a todos os convencionais a criação, no site do CRCSC, do Portal da Transparência, dentro do compromisso da entidade com a transparência. Primeiro portal criado com esse fim dentro do Sistema CFC/CRCs, ele vai permitir que os  profissionais da contabilidade e toda a sociedade possam  acompanhar  a administração financeira, orçamentária e patrimonial do Conselho de Santa Catarina, à medida em que são realizadas.
Já o presidente do Sindicont Chapecó, Dalvair Anghében, anfitrião da XXVII Contesc, destacou o esforço dos profissionais da região em oferecer um evento marcante na história da contabilidade catarinense, agradecendo o apoio recebido nesta tarefa do CRCSC.
As boas-vindas foram dadas pelo prefeito de Chapecó, José Claudio Caramori, que destacou a importância dos contadores para a boa gestão das organizações, tanto na área pública como privada. Representando o governador Raimundo Colombo, o secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis Renato Hinnig saudou os participantes, lembrando que sempre foi um representante dos interesses da classe contábil, primeiro no parlamento, como deputado estadual e, agora, no executivo.

Para falar sobre IFRS é preciso conhecimento e atualização, afirma presidente do CFC


O pronunciamento mais contundente na abertura da XXVII Contesc coube ao presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Juarez Domingues Carneiro, primeiro catarinense a comandar o órgão máximo da contabilidade brasileira. Ele lamentou que tenha partido justamente do seu Estado, cuja bandeira carrega em todos os locais que percorre, uma crítica “equivocada” e “distorcida” em relação à adoção das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS), feita por um pequeno grupo de contabilistas. “Li com tristeza nos jornais ’SC lidera movimento contra o IFRS’ e pensei que esse só podia ser o entendimento de uns poucos que ainda não acordaram para as mudanças pelas quais passa a contabilidade e que estão levando a profissão a ser uma das mais demandadas, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo”, afirmou. Na sua avaliação a manifestação é um retrocesso e não condiz com a grandeza de seu Estado.

O presidente do CFC lembrou que o processo de adoção das IFRS foi iniciado em 2000, após várias Nações terem percebido a necessidade de se criar uma linguagem universal, que pudesse ser entendida por investidores, empresários e profissionais de qualquer canto do planeta. “Essa linguagem só poderia ser contábil”, observou Domingues Carneiro.

Conforme ele, essa nova realidade passou a ser assimilada pelo Brasil com a criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), que reúne o CFC e mais cinco entidades, dentre as quais o Ibracon, Bovespa e Fipecafi. “A partir daí, começaram a ser emitidos os primeiros pronunciamentos contábeis, que definiram o cronograma de implantação das novas normas, inicialmente pelas grandes empresas e, posteriormente, pelas pequenas e médias”, lembrou.


O presidente do CRCSC adiantou que há uma possibilidade real de se flexibilizar a adoção do IFRS entre as pequenas e médias empresas, conforme pedido feito pela Fenacon e pelo presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, Sergio Faraco. “Essa decisão será, porém, tomada de forma extremamente responsável e de comum acordo com todos os demais membros do CPC”, disse. “O objetivo é contemplar aquele profissional da contabilidade que investiu em sua capacitação, participou dos cursos oferecidos pelo Sistema CFC/CRCs, mas que, por vários motivos, precisa de mais tempo para se adaptar. Não vamos premiar aquele que se recusa a evoluir e a se atualizar. Pois esse, nem dando um prazo de 100 anos.”

O presidente Juarez Domingues Carneiro ressaltou, ainda, que graças ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo CFC e por Conselhos Regionais, como o de Santa Catarina, é que o Brasil hoje é uma referência mundial na área contábil. “O jornal New York Times publicou uma matéria voltada integralmente ao Brasil, abordando as IFRS e a certificação digital”.

Finalizando, ele prestou a sua homenagem ao presidente do CRCSC, Sergio Faraco, de quem partiu o convite, na década de 90, para ingressar no Conselho Regional. “Ao lado do contador Faraco, desenvolvemos ações que tornaram a entidade modelo de gestão e de projetos. Foi esse trabalho que permitiu à Santa Catarina almejar a presidência do Conselho Federal de Contabilidade”.

Mais informações sobre o Brasil e as normas internacionais de contabilidade acesse http://www.sinosistema.net/sgc/sgc/index.php?pessoa_id=367&acao_adm=clipping&cmp_clipping_id=1038346&acao=ver_detalhes

Fonte: Texto Márcia Quartiero / Assessoria de Comunicação CRCSC / Foto Claudia Schuster

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados