Renovação de alvará é tema de encontro entre CRCSC e Corpo de Bombeiros

Data: 8 de novembro de 2011

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), Sergio Faraco, reuniu-se na terça-feira passada, dia 1º, com o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros, José Luiz Masnik, para solicitar mais agilidade no processo de renovação de alvarás, bem como uma maior padronização das exigências feitas quando da vistoria aos estabelecimentos comerciais, como postos de gasolina. “Há casos em que o Corpo de Bombeiros libera o alvará de funcionamento por entender que todas as exigências foram atendidas. Um ano depois, porém, quando é requerida a renovação, muda o responsável pela vistoria e surgem novas exigências, que muitas vezes provocam a interrupção das atividades”, observou Faraco.

Acompanhado do gerente Operacional da entidade, Cláudio da Silva Petronilho, ele destacou que a morosidade e a burocracia na execução de alguns procedimentos são bastante prejudiciais à atividade empresarial, já que o alvará do Corpo de Bombeiros é obrigatório para qualquer  tipo de movimentação junto a órgãos como a Secretaria da Fazenda. No caso da burocracia, ele exemplificou observando que, na Capital, é possível requerer uma vistoria pela internet, mas é necessário levar o protocolo ao Pró-cidadão, para a emissão e, posterior, entrega da guia de pagamento.

Em resposta à solicitação do CRCSC, o comandante determinou que a equipe responsável pelas atividades técnicas do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros da Ilha fizesse um diagnóstico sobre o assunto, para ser debatido em nova reunião com o CRCSC, que terá como objetivo levantar propostas que permitam agilizar procedimentos e diminuir o tempo de espera.

Na avaliação do presidente do CRCSC, o encontro foi muito positivo, pois mostrou que o Corpo de Bombeiros está empenhado em encontrar soluções que assegurem ao  mesmo tempo segurança e celeridade.

Fonte: Márcia Quartiero - Assessoria de Comunicação CRCSC