CRCSC garante apoio aos colaboradores da Epagri e Cidasc

Data: 9 de novembro de 2011

Participaram da reunião com o presidente do CRCSC, os contadores Arádia dos Santos Costa; Fabiana Maçaneiro, Jonas do Espírito Santo, Decio Alfredo Rockenbach (Epagri), Marilene Souza Kondrat e Célia da Silva (Cidasc).

Na terça-feira passada (dia 1º), o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), Sergio Faraco, recebeu uma comissão formada por contadores da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) e Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina). No encontro, eles entregaram um documento solicitando que o CRCSC  interceda – assim como aconteceu na Celesc e Casan – em favor dos profissionais da contabilidade dessas duas empresas, que estão hoje buscando melhoria salarial.
De acordo com o documento, atualmente a referência salarial inicial dos contadores nas tabelas salariais da Epagri e Cidasc é a de número 43, conforme estabelecido nos Planos de Cargos e Salários vigentes. “São valores abaixo dos praticados no mercado e contrário ao grau de responsabilidade da função”, destaca a contadora da Epagri, Aradia dos Santos Costa. O resultado é que – por conta da baixa remuneração – vários profissionais acabam saindo, aceitando propostas mais interessantes.
Dos contadores que foram convocados no último concurso público da Cidasc, por exemplo, apenas 27,27% continuam na empresa.  O mesmo aconteceu na Epagri: permaneceram apenas 26,83% dos profissionais convocados.
Por conta dessa situação, os contadores pleiteiam um enquadramento na referência de número 53 (caso Epagri) e na referência em que estão enquadrados os advogados (caso da Cidasc).

Solidário, o presidente do CRCSC, Sergio Faraco, se comprometeu a pleitear um reconhecimento maior do trabalho dos contadores nessas duas empresas.  “Hoje, o contador é um dos profissionais mais demandados e valorizados pelo mercado, pois as organizações estão conscientes da importância de seu trabalho”, lembrou. “Acredito que a Epagri e Cidasc não deixarão de ser sensíveis a esta nova realidade.”

O presidente do CRCSC destacou, ainda, que a entidade está comprometida com a valorização profissional e atenta às necessidades da classe contábil catarinense.

Fonte: Márcia Quartiero (Assessoria de Comunicação CRCSC)