Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Catarinense Juarez Domingues Carneiro é reeleito presidente do CFC


Data: 9 de janeiro de 2012
Fotos:
Créditos:



A eleição da nova diretoria do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) ocorreu nos dias 4 e 5 de janeiro, em sua sede em Brasília (DF). O contador Juarez Domingues Carneiro foi reeleito, por unanimidade, como presidente do órgão para o biênio 2012-2013.

Ao assumir a presidência da entidade, pelo segundo mandato consecutivo, Carneiro tem a missão de aprimorar e dar continuidade aos projetos empreendidos na gestão anterior, além de intensificar as ações voltadas à consolidação da valorização profissional nos âmbitos nacional e internacional. “Tivemos significativos avanços nesses últimos dois anos, com a implantação no Brasil, de forma pioneira, das IFRS (International Financial Reporting Standards – Normas Internacionais de Contabilidade), e também com a criação do Glenif (Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera -Grupo Latino-Americano de Normatizadores Contábeis) que colocou a Contabilidade brasileira em posição de destaque no mundo. Nossa missão é consolidar essa liderança, demonstrando a importância da profissão para sustentar o crescimento do País”, disse o presidente.

Outra importante meta da segunda gestão de Juarez Domingues Carneiro é a realização do 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade, que acontecerá em Belém, no Pará, no período de 26 a 29 de agosto próximo, com a expectativa de reunir mais de seis mil profissionais da Contabilidade para debater as tendências e o futuro da profissão. “A oito meses da realização do evento já estamos com 80% das inscrições preenchidas. Isso demonstra que a Contabilidade vive um momento ímpar, em termos de interesse e projeção perante os profissionais e a sociedade”, enfatizou Carneiro.

Nova Diretoria do CFC para o biênio 2012-2013.:Presidente: Juarez Domingues Carneiro (SC); vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Maria Clara Cavalcante Bugarim (AL); vice-presidente Administrativo, Luiz Henrique de Souza (MS); vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Sergio Prado de Mello (SP); vice-presidente de Registro, Antonio Miguel Fernandes (RJ); vice-presidente Técnica, Verônica Souto Maior (PE); vice-presidente de Controle Interno, Luciene Florêncio Viana (AM); vice-presidente de Desenvolvimento Operacional, Enory Luiz Spinelli (RS); e o representante dos Técnicos em Contabilidade, José Augusto Costa Sobrinho (SE).

Perfil do novo Presidente do CFC - Natural de Florianópolis, SC, Juarez Domingues Carneiro é formado em Ciências Contábeis (UFSC); Direito (UFSC) e Administração (ESAG); Especialista em Organização Sistemas e Métodos (UFSC); Especialista em Qualidade (Penn State University - State College - Pensylvania - USA); Mestre em Engenharia da Produção - Inovação Tecnológica – (UFSC); Doutorando em Engenharia e Gestão Conhecimento (UFSC); Doutorando em Contabilidade (Universidade de Aveiro - Portugal); Ex-Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC SC); Ex-Conselheiro do Conselho Regional de Administração (CRASC); Professor de Cursos de Graduação e Pós- graduação; Diretor Martinelli Auditores; Vice-Presidente da Fundação CPC; Presidente do Conselho Federal de Contabilidade - CFC; Presidente do Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera – Glenif, Consultor em Planejamento Estratégico, Gestão Estratégica da Qualidade, Responsabilidade Social e Balanço Social. Coordenador e Autor dos Livros “Proposta Nacional de Conteúdo para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis” e “Gestão Pública Responsável”.

O CFC - O Conselho Federal de Contabilidade foi criado em 27 de maio de 1946 e é dotado de personalidade jurídica de direito público. O Conselho é integrado por um representante de cada Estado e mais o distrito federal, no total de 27 conselheiros efetivos e igual número de suplentes, e tem a função de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), cada um em sua base jurisdicional, nos Estados e no Distrito Federal; decidir, em última instância, os recursos de penalidade imposta pelos Conselhos Regionais, além de regular acerca dos princípios contábeis, do cadastro de qualificação técnica e dos programas de educação continuada, bem como editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional.

Fonte: Portal Fator Brasil

© Copyright 2022 - Direitos reservados