Artigo: Nova gestão do CRC/SC, por Adilson Cordeiro

Data: 20 de janeiro de 2012

Publicado no Diário Catarinense -  19/01/2012

Talvez não haja no mundo área que tenha registrado uma valorização e um reconhecimento tão grandes, nos últimos anos, quanto a da contabilidade. As mudanças na economia mundial passaram a exigir das organizações informações seguras e transparentes para a tomada de decisões estratégicas à sua sobrevivência e crescimento em um mercado cada vez mais competitivo.

E não há profissional mais qualificado para fornecer essas informações do que o contador e técnico em contabilidade.

Para garantir, porém, que a profissão continue a ser uma das mais demandadas, não apenas no Brasil, mas em países como Estados Unidos e Alemanha, é preciso um investimento constante em capacitação e qualificação.

Consciente disso, a nova diretoria do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC), empossada no dia 4 de janeiro, elegeu a educação continuada como uma de suas prioridades.

Queremos não apenas oferecer palestras e cursos de quatro ou oito horas, mas programas de média duração (de dois a três meses) que abordem temas que têm impacto direto no dia a dia do profissional e também das empresas por ele atendidas, a exemplo da adoção das normas internacionais de contabilidade (IFRS) e do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). A atual gestão também assumiu o compromisso de usar as tecnologias hoje disponíveis para oferecer pela internet os conteúdos necessários à boa prestação dos serviços contábeis.

A área contábil passa por importantes transformações e é fundamental oferecer oportunidades para que o profissional possa se reciclar. E o CRC/SC, por congregar os mais de 20 mil contabilistas em atividade no Estado e contar com uma rede de atendimento espalhada por todas as regiões catarinenses, tem condições – em parceria com as demais entidades contábeis – de cumprir essa tarefa.

* PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DE SANTA CATARINA (CRC/SC)