Jucesc e CRCSC firmam parceria para realizar treinamentos sobre o Regin

Data: 6 de fevereiro de 2012

Reunião contou com as presenças dos presidentes da Jucesc, Saulo Sperotto e do CRCSC, Adilson Cordeiro, do diretor de Registro Mercantil da Junta, Sérgio Gomes, e do CRCSC, João Carlos dos Santos.

A Junta Comercial de Santa Catarina (JUCESC) e o Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), em parceria com as demais entidades contábeis, irão formatar até o mês de março um projeto que prevê a realização de uma série de treinamentos em todo o Estado sobre o Registro Mercantil Integrado  (Regin). De acordo com o presidente da Jucesc, Saulo Sperotto, o objetivo é sanar as dúvidas dos profissionais da contabilidade em relação ao sistema, de forma a reduzir o número de problemas verificados nos processos de abertura, alteração e baixa de empresas. “Queremos que o Regin, enquanto sistema integrador, seja um facilitador na atividade diária do contabilista, de maneira que ele possa usá-lo a favor de seus clientes”, observou.

Sperotto, acompanhado pelo Diretor de Registro Mercantil da Junta, Sérgio Gomes, se reuniu na semana passada com o presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro  para discutir o assunto. “Temos consciência que, sem o apoio da classe contábil e, principalmente, do CRCSC, não há como aprimorar o Regin”, enfatizou o presidente do órgão. Ele adiantou que – também em parceria com o CRCSC – está prevista a oferta de um Serviço de Atendimento ao Contador, por meio de um 0800.. “Como sabemos da importância desse profissional, queremos montar uma estrutura para lhe dar suporte, esclarecendo dúvidas e lhe proporcionando uma retaguarda, que possa ajudá-lo no seu trabalho”.

Na avaliação do presidente do CRCSC, a entidade está pronta para colaborar com a Jucesc, visando aprimorar o Regin e extinguir gargalos existentes na operacionalização do sistema, que levam a atrasos no processo de constituição e baixa de empresas.

Saulo Sperotto  adiantou que a proposta da Jucesc, num trabalho que contará com a participação da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), é unificar e padronizar as exigências verificadas quando um pedido de abertura, alteração ou baixa dá entrada na Junta e é distribuído para os demais órgãos envolvidos no processo, como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Secretaria da Fazenda e prefeituras.  “Com a padronização, temos condições de estabelecer prazos máximos que, caso não sejam cumpridos, poderão resultar na emissão automática de um alvará provisório, por exemplo”, alertou.

O presidente da Junta garantiu, ainda, que o Grupo Gestor do Regin, criado no ano passado pelo governo estadual, começará a se reunir para definir propostas de melhorias no Regin. O Grupo é constituído por  várias entidades, dentre as quais o CRCSC.

Fonte: Márcia Quartiero / Assessoria de Comunicacao CRCSC