Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Curso sobre contabilidade pública é ministrado em Caçador


Data: 2 de março de 2012
Fotos:
Créditos:


Nesta quarta-feira , dia 29 de fevereiro, foi ministrado na cidade de Caçador o curso  “Novo Enfoque da Contabilidade Pública”, promovido pelo CRCSC. Ele abordou as mudanças que estão ocorrendo na  gestão orçamentária, financeira e patrimonial da administração pública, de forma a adequá-la às Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, que desde 2010 estão convergindo para o padrão internacional (IPSAS). 


A abertura do evento, que reuniu quase 70 profissionais da região, contou com as presenças do prefeito de Caçador, Ilmar Rocha, e do delegado do CRCSC na região e presidente do Sindicont, Antônio Schmitz.


Contador e advogado, o prefeito ressaltou que a nova regulamentação aproxima a contabilidade pública daquela praticada pela iniciativa privada. “A partir do próximo ano os parâmetros das duas serão mais transparentes para que as pessoas leigas possam olhar o balanço de uma entidade pública e entendê-lo. Damos os parabéns à organização do evento por trazer esses esclarecimentos aos profissionais de Caçador”, observou.

Com duração de oito horas, o curso foi ministrado pela conselheira do CRCSC, Michele Patricia Roncalio, que é contadora e gerente de Normatização Contábil da Secretaria do Estado da Fazenda. Para ela, é primordial que os profissionais estejam preparados para as mudanças. “A adoção das IPSAS põe em destaque o trabalho do contabilista”, observou. “Cada vez mais a sociedade busca informações dos investimentos públicos e é através da contabilidade que é possível demonstrar isso de uma forma mais transparente, garantindo uma  prestação de contas em que o cidadão tenha condições de identificar em que áreas foram aplicados os recursos que ele, via impostos, repassa à administração pública”, concluiu Roncalio.

O curso foi promovido pelo CRCSC, com o apoio da prefeitura de Caçador, da Associação dos Municípios do Vale do Rio do Peixe (Amarp) e do Sindicont Caçador.

Fonte: CRCSC e Prefeitura de Caçador

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados