Conexão e interação entre regiões: Joinville, Xanxerê e São Lourenço do Oeste são as regiões visitadas pelo CRCSC VAI ATÉ VOCÊ etapa 2 nesta segunda (18)

Data: 22 de outubro de 2021
Créditos: Isabella Miranda

O projeto CRCSC VAI ATÉ VOCÊ etapa 2 está chegando ao final. Nesta segunda (18), as regiões de Joinville, Xanxerê e São Lourenço do Oeste receberam de forma virtual o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, com o objetivo de alinhar as demandas da primeira etapa e proporcionar um momento de debate entre as cidades. Também atendendo as solicitações, o Conselho trouxe para a sala de reuniões os representantes da Receita Federal, que fizeram um momento de tira-dúvidas com os profissionais presentes.

O encontro reuniu a presidente do CRCSC, Rúbia Albers Magalhães, representantes das entidades contábeis, a Delegada de Representação de Xanxerê, Sedirlei Roseli G. Dagort, o Delegado de Representação de São Lourenço do Oeste, Marcos Antonio Erbes , vice-presidentes, conselheiros, e profissionais contábeis das regiões. Representando a Receita Federal estiveram presentes Dayane Fengler, Karina Ducati e Regina Rabelo Guimaraes. Também participaram da reunião, o representante do Sindicont Chapecó, Everton Alberto Bortolotto, o presidente do Sescon SC, Claudinei Bertotto e a Diretora de Educação e Eventos do SESCON SC, Márcia Neneve.

A presidente deu início ao encontro dando boas-vindas aos presentes e apresentando os objetivos do CRCSC VAI ATÉ VOCÊ. Além disso, ela também destacou alguns projetos desenvolvidos em 2021 pelo Conselho, como os materiais de valorização profissionais e a agenda de eventos e cursos, e trouxe o feedback das solicitações da etapa 1.

Após a explanação, as representantes da Receita tiveram um momento de fala e de bate-papo com os presentes, que puderam usar da palavra para tirar algumas dúvidas. Karina Ducati, agente da agência da Receita em Xanxerê, abordou temas como os Canais de Atendimento da Receita, dificuldades com o chat e regularização de débitos.

Também fizeram uso da palavra a Diretora de Educação e Eventos do SESCON SC, Márcia Neneve, que explicou pontos sobre a desburocratização do MEI. Em seguida, a conselheira do CRCSC, Maria Denize, debateu alguns pontos sobre a relação do CRCSC com as Instituições de Ensino.

Tirando algumas dúvidas dos participantes, o Vice-presidente da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho, Ranieri Angioletti, explanou sobre algumas questões da fiscalização. “Nosso objetivo não é punir alguém, mas temos que entender que temos um processo, é uma coisa que vem da norma legal como um todo e precisamos cumprir. Qualquer dúvida, liguem para gente que iremos orientar, estamos sempre atendendo os profissionais”, pontuou.

Para saber o cronograma das próximas regiões, acesse.