Entidades contábeis firmam convênio em favor da educação continuada

Data: 2 de abril de 2012

As entidades contábeis catarinenses reafirmaram o seu compromisso com a educação continuada na primeira Assembleia da Federação dos Contabilistas de Santa Catarina (Fecontesc), realizada na sexta-feira, dia 30, no Parque Beto Carrero World,  município de Penha.  Os presidentes da Fecontesc, Rodolfo Grosskopf, do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), Adilson Cordeiro, e dos Sescons Santa Catarina, Elias Nicoleti Barth, de Blumenau, Daniela Zimmermann Schmitt, e da  Grande Florianópolis, Augusto Marquart Neto, assinaram um convênio que prevê a realização de ações integradas  em favor do aperfeiçoamento profissional dos contabilistas catarinenses. “O convênio fortalece a união da classe contábil, pois estabelece as atribuições e responsabilidade de cada entidade”, observou  Rodolfo Grosskopf.  Ao dividir as tarefas, acredita o presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, a parceria garante a soma dos  esforços e, consequentemente, a multiplicação dos resultados. Na avaliação do presidente do Sescon Grande Florianópolis, o convênio demonstra qual o rumo escolhido pelas entidades: “Decidiu-se trilhar um caminho de conciliação, com todos focados num objetivo comum”, observou.

Além da educação continuada, a assembleia debateu diversos assuntos de interesse da classe contábil.

Parceria – Foi assinado um convênio entre a Fecontesc e o Parque Beto Carrero World, prevendo um desconto de 15% no valor do ingresso adquiridos por contabilistas do Estado, limitado a quatro por visita. O presidente da Fecontesc parabenizou o Sindicont Itajaí, responsável pela organização da primeira reunião e assembleia da entidade, em 2012, por ter viabilizado a parceria. Ele também elogiou a organização do encontro, em Penha, destacando o trabalho da presidente  Regiane Waltrick.

Postos de gasolina – Foi aprovada uma moção contra a antecipação, para o dia 10 de cada mês,  do recolhimento do ICMS devido pelos postos de combustíveis. Assinado pela Fecontesc, CRCSC e pelos três Sescons, o texto solicita à Secretaria da Fazenda o retorno do prazo anterior, ou seja, dia 20 de cada mês, sob a alegação de que a medida prejudica o fluxo de caixa dos empresários e afeta um importante setor da economia catarinense, gerador de milhares de emprego.

Fórum – Será solicitada à Secretaria da Fazenda a realização, em caráter de urgência, de um fórum entre as entidades contábeis e o fisco estadual. De acordo com o presidente do Sescon Santa Catarina, Elias Barth, há vários assuntos que precisam ser tratados, a exemplo  de normas recentes relativas a Substituição Tributária. O presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, propôs que – após esse encontro – os fóruns sejam incorporados às reuniões da Fecontesc.

Jocobras – A presidente da Comissão Organizadora dos III Jogos dos Contabilistas Brasileiros (Jocobras), Gilda Nessler, fez um relato sobre como estão os preparativos para o evento, que acontece de 7 a 9 de junho, em Joinville, reunindo cerca de 600 participantes e envolvendo oito modalidades esportivas. De acordo com ela, depoimento dos representantes do Rio Grande do Sul e do Paraná, presentes à Assembleia, dão conta que já está confirmada a vinda de 220 profissionais paranaenses e de 150 gaúchos.
Diretora financeira da Fecontesc, Nessler informou que a taxa de inscrição, de R$ 50,00, dará direito à camiseta e ao almoço de encerramento. Finalizando, ela pediu a todos que acessem o site do Jocobras (www.fecontesc.org.br/jocobras) e divulguem o evento,  que pela primeira vez será realizado em Santa Catarina.

Apresentação – O contador Adilson Cordeiro, que assumiu a presidência do CRCSC, no início deste ano fez, uma apresentação dos projetos da nova diretoria.  Ele destacou a ênfase que será dada ao uso da tecnologia da informação, como instrumento para alavancar ainda mais o Projeto de Educação Continuada, a integração entre as unidades do CRCSC e a comunicação do Conselho com os profissionais registrados. Sobre esse último ponto ressaltou o fato do CRCSC já estar presente, desde o dia 13 de março, nas redes sociais (Facebook e Twiter).

Próxima reunião – A segunda reunião e assembleia extraordinária da Fecontesc acontece, no mês de maio, no Morro dos Conventos, sob a responsabilidade do Sindicont  Vale do Araranguá.

Fonte: Márcia Quartiero - Assessoria de Comunicação CRCSC