CRCSC faz palestra para Núcleo de Contadores da AEMFLO

Data: 26 de abril de 2022
Fotos: Maitieli Weber
Créditos: Maitieli Weber

O Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina realizou na manhã desta terça-feira (26), uma palestra sobre o tema “Fiscalização.” O encontro foi destinado ao Núcleo de Contadores de São José-SC (NUCONT), que faz parte da Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis-SC (AEMFLO).

O evento iniciou com a abertura do conselheiro e coordenador do NUCONT, Sérgio da Silva. Ele mencionou a ausência da presidente Marisa L. Schvabe de Morais, que por motivos de força maior, não pode comparecer ao evento, mas que enviou uma mensagem aos participantes.

Para fazer uma breve apresentação do CRCSC e compartilhar sobre as atribuições da entidade, o diretor Cláudio Petronilho fez o uso da palavra. Ele destacou pontos importantes, como o número de registrados em todo Estado, trazendo a informação especificamente do município de São José-SC, além de como funcionam as comissões e os departamentos da entidade. “O Conselho tem a premissa de fiscalizar, e isso, consequentemente, torna a profissão contábil mais qualificada no mercado”, reforçou.

Na sequência, os contadores prestigiaram a palestra sobre Fiscalização, ministrada pelo vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSC, Lecir dos Passos Ghisi.

Ele falou sobre procedimentos fiscalizatórios, tópicos analisados pela fiscalização e pontou: “O CRCSC não tem uma fiscalização punitiva e, sim, educativa. Ela tem caráter preventivo e orientativo, sem qualquer prejuízo para as sanções previstas na Lei.”

Ao final, os contadores presentes realizaram um bate-papo, exemplificando questões já vivenciadas enquanto empresários e tirando suas dúvidas com a equipe do CRCSC.

Também marcaram presença os ex-presidentes do CRCSC, Sérgio Faraco e Adilson Cordeiro; a conselheira do CRCSC, Kátia Cilene e a delegada de representação de São José, Gladys Sara Sarobe.