Mulheres que atuam na contabilidade criam Confraria em Itajaí

Data: 11 de agosto de 2023
Fotos: Bianca Backes
Créditos: Bianca Backes

Noite para conectar mulheres profissionais da contabilidade em Itajaí! O Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) lançou, nesta quinta-feira, 10, na sede do Sindicont local, a Confraria Mulheres da Contabilidade, um projeto da Comissão CRCSC Mulher.

“Que tenhamos um espaço para troca, network, experiências e, por que não?, confraternização, para que, na nossa profissão e na nossa atuação, tenhamos o destaque que nós, mulheres, merecemos. Que bom se vivêssemos em uma sociedade mais igualitária, mas ações como esta ainda são necessárias”, declarou a presidente do CRCSC, Marisa Luciana Schvabe de Morais, em sua fala de abertura.

Dezenas de profissionais prestigiaram a primeira edição da iniciativa, que contou com trocas de ideias e de experiências, bate-papo com a presidente do CRCSC, Marisa Luciana Schvabe de Morais, e com a coordenadora da comissão, Katia Cilene Tavares, além de palestra com coordenadora da Comissão Nacional da Mulher Contabilista e conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Marlise Alves.

Na palestra “Conectar para Liderar”, Marlise contextualizou o papel da mulher ao longo da história e como começou a se inserir no mercado de trabalho. E incentivou que as profissionais presentes incentivassem umas às outras a enfrentarem desafios maiores, com uma dinâmica de grupo.

“É tudo muito recente. O direito ao voto foi conquistado em 1932; a Lei Maria da Penha, que marca o combate à violência contra a mulher, é de 2006. Na contabilidade, representávamos apenas 1,3% de toda a classe na década de 1950. Hoje somos quase metade dos profissionais, mas até hoje o Conselho Federal (CFC) teve apenas uma mulher presidente. Ainda precisamos alcançar posições de destaque nas organizações”, destacou Marlise.

Uma das metas da comissão do CFC é que as mulheres ocupem pelo menos 30% dos cargos de liderança até 2025 e 50% até 2030.

::: CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO :::

A coordenadora da Comissão CRCSC Mulher conta que a ideia de criar confrarias de Mulheres da Contabilidade em diversas regiões do Brasil surgiu em encontros da comissão nacional. Em SC, o lançamento foi em Itajaí, onde outras atividades serão realizadas a partir de então. Em outubro, outra Confraria será lançada em Palhoça, na Grande Florianópolis - e outros grupos devem ser formados ao longo dos próximos meses.

“Precisamos umas das outras, ajudar umas às outras, caminhar juntas. Vamos passar pelo estado todo divulgando essa confraria, engajando, encorajando e provocando as mulheres profissionais da contabilidade a participar e a ocuparem espaços cada vez mais relevantes”, concluiu Kátia.

O lançamento contou, ainda, com a presença da vice-presidente da Câmara de Controle Interno do CRCSC, Liliane Maria Novaes; da presidente do Sindicont Itajaí, contadora Mirian Terres dos Santos; as integrantes da Comissão CRCSC Mulher da Região de Itajaí: Regiane Waltrick e Adeline Poleza; a conselheira do CRCSC Marilucia Soares; a integrante da Comissão CRCSC Mulher (representante de Balneário Camboriú) Angela Meneghetti e a representante do Sebrae em Itajaí, Aline Zanella.