Reunião Plenária do CRCSC de setembro contou com apresentação das câmaras e posse de delegadas

Data: 19 de setembro de 2023
Créditos: Maitieli Weber

A sede do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina recebeu, na tarde da quarta-feira (13), mais uma Reunião Plenária. O momento foi dividido em duas partes e contou com a presença da Presidente do CRCSC, Marisa Luciana Schvabe de Morais, conselho diretor, conselheiros, delegados e equipe do CRCSC.

Em um primeiro momento, a reunião plenária extraordinária, com pauta única, teve por objetivo atender à determinação da Resolução CFC nº 1608/2020, e elegeu o delegado representante (efetivo e suplente) do CRCSC para a Eleição do CFC, que acontecerá no dia 1º de novembro de 2023. Em decisão unânime, foi eleita a presidente do CRCSC, contadora Marisa Luciana Schvabe de Morais, que terá como suplente o contador Lecir dos Passos Ghisi.

Na segunda parte, a Plenária Ordinária contou com apresentação das câmaras de Registro, de Fiscalização, Técnica, de Desenvolvimento Profissional, de Administração e Finanças e de Controle Interno, além da apresentação das ações da área Institucional e a posse das novas delegadas de representação do CRCSC, Simone Ribeiro Bosse (Canoinhas), Renata Vieira de Souza de Freitas (Criciúma) e Andreia Leydeane Miranda (Imbituba).

Câmara Técnica: O vice-presidente da Câmara Técnica, Roberto Aurélio Merlo, abriu as apresentações trazendo dados sobre os últimos eventos que fizeram parte da Câmara Técnica Debate. O vice-presidente ainda falou sobre a Audiência Pública nº 06/2023, sobre a orientação técnica OCPC 10 – Créditos de Descarbonização. Merlo também informou sobre a publicação da norma CRA 34 (R1), que trata sobre a emissão de relatório de auditoria das demonstrações contábeis consolidadas do segundo trimestre e semestrais.

Institucional: A vice-presidente Institucional e de Relação com o Profissional, Michele Patricia Roncalio, apresentou as representações realizadas durante o período, as campanhas institucionais do Conselho, o publieditorial do CRCSC veiculado em seis jornais catarinenses e os espaços conquistados na mídia. Michele detalhou, ainda, resultados da campanha de atualização de responsabilidade técnica. A vice-presidente também pontuou sobre o processo de seleção de delegados, que foi devidamente homologado pelo plenário. Em seguida, foram empossadas as delegadas de representação do CRCSC, Simone Ribeiro Bosse (Canoinhas), Renata Vieira de Souza de Freitas (Criciúma) e Andreia Leydeane Miranda (Imbituba). A delegada de representação de Ituporanga não pode se fazer presente e tomará posse em breve.

Câmara de administração e Finanças: A câmara de Administração e Finanças, que conta com a vice-presidência do contador Itelvino Schineider tratou sobre o orçamento 2024, que foi discutido detalhadamente  em reunião específica pelo conselho diretor. A apresentação foi conduzida pelo diretor administrativo do CRCSC, Cleber Dias. Durante a pauta, Dias detalhou a composição da receita e apresentou dados do superávit financeiro acumulado nos anos de 2022 e 2023 e o previsto para o próximo ano. Outros assuntos também fizeram parte da câmara, como os processos licitatórios em andamento relacionados à infraestrutura e débitos ajuizados (baixas).

Câmara de Controle Interno: A vice-presidente de Controle Interno do CRCSC, Liliane Maria Novaes, falou sobre receita prevista x receita acumulada, e do orçamento total previsto e total acumulado até agosto. A contadora ainda comunicou que o número de profissionais e organizações em débitos diminuiu, comparado ao mesmo mês de 2022.

Governança – Fazendo parte da câmara de Controle Interno, a vice-presidente trouxe informações sobre a governança do CRCSC, exibindo dados da gestão de riscos, que está em andamento nos departamentos, além de abordar sobre o Comitê Desenvolvedor do “Programa Educando o Cidadão: o que todos nós temos a ver com a corrupção?”, do qual o CRCSC faz parte.

Câmara de Desenvolvimento Profissional: A conselheira Fabiane Maria Serafim apresentou, em nome do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional Dreone Mendes, que não pode estar presente, as ações sobre a Câmara. Serafim trouxe informações sobre eventos realizados no CRCSC no período de 23/08 até 12/09, destacando o Mês do Contador, evento que está acontecendo em setembro no CRCSC e que conta com uma programação especial. Outros pontos também foram abordados durante a reunião, como dados sobre o Programa de Educação Continuada (PEC) e os artigos aprovados da Revista Catarinense da Contabilidade do CRCSC.

Câmara de Registro: A Câmara de Registro, que tem como vice-presidente Édio Silveira, apresentou dados dos registrados por categoria/gênero, além de trazer métricas sobre a campanha de notificação extrajudicial realizada pela equipe do CRCSC. Édio destacou, ainda, que o Exame de Suficiência acontece no próximo domingo (24) e a Cerimonia Virtual de Entrega de Registro Profissional está prevista para 27/09. O VP, que também é coordenador da comissão Prêmio Destaques da Contabilidade, comunicou a substituição do integrante da comissão, João Carlos dos Santos pela conselheira Gislaine Bolsoni.

Câmara de Fiscalização: Lecir dos Passos Ghisi, vice-presidente da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina, trouxe dados sobre agendamentos, notificações, autos de infração, denúncias e termos. O contador também colocou para homologação os processos julgados em 12 e 13/09 e explicou sobre o Sistema de Processo Eletrônico, que está em uso desde o início de setembro e visa economizar tempo, papel, agilidade, sendo uma ação sustentável do CRCSC.